Pare e pense: qual é o principal veículo de comunicação corporativa atual?

Internet, claro! Faça o teste: procure por uma empresa, por exemplo, de seguros. Se você inicia sua busca pelo Google, por exemplo, nem preciso comentar! A chegada ao site da tal seguradora será sua primeira relação. Mas e se alguém te indicar uma? O que você fará primeiro? Visitar o site para ver se é idônea, clientes que atende, onde fica, telefones etc. Certo?

Isso acontece principalmente no meio corporativo. Há dez anos atrás, quando estava desenvolvendo o primeiro site de uma empresa de consultoria em São Paulo, os donos da empresa, que até então não estavam se preocupando muito com s presença na internet, levaram um susto ao descobrir que o primeiro contado dos seus prospects eram com o site e não com a área comercial, como eles pensavam! Na verdade eles descobriram que antes desse prospect aceitar a visita da tal área comercial, ele primeiro havia conferido a empresa pelo site! Isso há dez anos...

Hoje todo mundo já sabe disso, mas infelizmente apenas em teoria.

Saber que a internet é o principal veículo de comunicação corporativa deve levar a uma reflexão mais ampla sobre como esse relacionamento está acontecendo. Não apenas para prospecção mas também – e principalmente – para FIDELIZAÇÃO!!!!!

- Sua empresa tem um cadastro estruturado de clientes?
- Sabe quando foi a última vez que esse cliente teve algum tipo de relacionamento?
- Efetua algum tipo de comunicação, oferta, convida para algum evento, informa, atualiza, enfim, faz alguma ação pró-ativa com seus clientes?

Tá na hora de pensar bem nesse veículo que além de ser o principal veículo, é de longe o mais barato ;)

Comentários

Eduardo Ribeiro disse…
Renata, não sei se vc concorda, mas pelas minhas "andaças" na internet ainda encontro mais empresas usando o site como uma simples "vitrine virtual" do que como um canal de relacionamento.

Quantas empresas (no Brasil)realmente usa as ferramentas de internet para se relacionar com os seus clientes? Estou falando de site, blogs, orkut, podcast, YouTube, Wiki...

As ferramentas estão aí. Quem não souber usá-las será atropelado e quando perceber, ficou pra trás!

Bjs
Eduardo

Postagens mais visitadas deste blog

Sebastião Salgado e sua veia antropológica

Internet: use e abuse.

Muitas empresas estão correndo atrás...