Mudança sem a cautela mencionada...

Hoje fui numa reunião com um cliente exatamente para avaliar o que falava ontem. Peguei uma pasta só com registros de reclamações de usuários que não estão conseguindo acessar a extranet de um site desenvolvido pela minha empresa. O que eu previa: a mudança da interface, mudança no posicionamento e layout da porta de entrada (área de login) dessa extranet, fez com que os usuários não percebessem que se tratava da mesma coisa.

Agora o usuário tem um link a menos, se loga diretamente na home desse site em questão e já cai na página que contém o objetivo fim. Melhor? Sem dúvida. Mas isso não foi testado e agora um certa carga de reclamações. Detalhe importante: 90% dos clientes que entram no site querem exatamente entrar ali. O que fazer agora? Tenho duas soluções em mente:
1. Buscar alguma(s) referência(s) do layout antigo para disparar o Modelo Mental do usuário (o roteiro que ele tem na cabeça sobre essa tarefa);
2. Fazer um alerta na página dizendo que mudou e apontando a nova entrada.

De qualquer maneira vou tentar usar esse aprendizado do usuário a meu favor.

Se alguém quiser dar alguma sugestão, será bem vinda ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sebastião Salgado e sua veia antropológica

Internet: use e abuse.

Muitas empresas estão correndo atrás...