Internet: use e abuse.

Eduardo Ribeiro fez um comentário a respeito do uso de ferramentas free na internet como orkut, youTube, blogs etc. e lembrou que poucas empresas fazem uso delas. A resposta para isso invariavelmente é “falta de tempo”... Será? Acho que as empresas de fato desconhecem o poder que essas ferramentas têm e o alcance que atingem. Muitas ainda acham que são ferramentas internet “coisa de adolescente”.

Basta navegar um pouco em alguns sites de grandes empresas como Accenture, IBM e, claro, Google Inc., Microsoft e notar que fazem referências a blogs, seja de profissionais da equipe ou não. O mesmo acontece com vídeos no YouTube. Outra ferramenta que vem ganhando fama são os sites de conteúdo não controlado, como o Outro Lado (www.outrolado.com.br). Nelas qualquer um pode escrever o que quiser e ser lido, criticado, apoiado.

Todas essas ferramentas são importantes para mostrar de forma livre o conhecimento e a criatividade, principais valores de uma empresa. Mais do que profissionais qualificados, uma empresa hoje precisa de profissionais conhecedores do assunto. Capital intelectual.

Mas tem dois pontos muito importantes aí também: marketing viral e links. Um bom “posting” pode ser enviado para várias outras pessoas verem/lerem. Um blog pode ganhar fama e ter um grande número de audiência e ganhar credibilidade – no profissional que escreve e também no membro da equipe de uma empresa.

Essa pulverização também gera outro atributo importante: links! Quanto mais um site for apontado, ou seja, quanto mais links houver espalhados pela internet para o site de uma empresa, por exemplo, mais as ferramentas de busca como o Google, principalmente, chegam até ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sebastião Salgado e sua veia antropológica

Muitas empresas estão correndo atrás...