Mudanças de planos

Começo a semana falando de alterações de percurso. Recentemente, numa consultoria de Arquitetura da Informação que prestei para uma grande empresa, esse foi um problema que desvirtuou todo um trabalho. Começamos com o levantamento onde todas as questões referentes ao planejamento estratégico e posicionamento do produto foram especificadas – e documentadas, para nossa garantia, claro. Depois que o primeiro método para avaliação do entendimento da organização de conteúdo por parte de usuários e profissionais da empresa foi aplicado, ou seja, depois que o trabalho já estava bem adiantado, houve uma mudança radical no posicionamento da empresa.

Isso implica não apenas em retrabalho – questões entendidas e perfeitamente negociadas com o cliente – mas principalmente em “re-aculturação”. As pessoas envolvidas no processo produtivo da empresa ainda não estavam preparadas para uma mudança radical quando eu preparava um novo modelo de site e intranet para elas. Isso significou um grande esforço para mudança de paradigma e entendimento do veículo de uma forma diferente do que vinha sendo usado até então.

O site está no ar há 3 meses e só agora percebo ver que o trabalho começa a “arredondar” e não se apresenta tanto como uma colcha de retalhos, onde os gerentes de conteúdo tentam a duras penas encaixar os seus “modelos mentais” no novo sistema.

É muito comum uma mudança no site da empresa apresentar uma oportunidade para se refletir sobre o posicionamento da própria empresa e a comunicação que esta faz com seus clientes, parceiros e prospects. Muitas vezes, durante a etapa de levantamento, levamos questionamentos que fazem a empresa refletir. Por isso tem sido também cada vez mais comum a participação da empresa de design nesse processo de mudança que pode vir sob o nome (e mesmo projeto) de branding, ou planejamento estratégico.

Essa etapa de fato antecede a qualquer o processo de desenvolvimento de design – seja site, intranet, peças institucionais ou principalmente redesign de uma marca. É uma etapa vital para o sucesso do projeto e não tem como andar junto com ess desenvolvimento porque ela gerará definições que determinarão a maneira (conceito) e a forma (cara) da comunicação institucional e posicionamento da empresa no mercado.

E é muito importante que ambas as empresas – tanto cliente quanto design – estejam comprometidos e capazes de analisar o passado, sob as condições do presente e planejar o futuro. Sendo essas condições: investimento possível (do presente em diante – isso é um trabalho constante), capacidade de mudança (intelectual e física de seus profissionais) e fôlego para sustentar o projeto de forma sempre crescente.

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