Avise seu público que seu site é útil!

Testes com a participação do usuário são sempre positivos e trazem resultados extraordinários para o processo de desenvolvimento de sistemas interativos.

Estou trabalhando agora numa consultoria de um grande portal de um órgão estadual do Rio de Janeiro. Apliquei uma mesma metodologia em duas seções: uma para cada público. A metodologia utilizada foi baseada no Bridge (já comentado em artigo no Webinsider) de uma forma simplificada. Estou inclusive desenhando essa nova dinâmica para que todos possam aproveitar desse processo extremamente produtivo. Aviso aqui quando publicar.

O fato que quero comentar aqui é que a participação do usuário, seja com entrevistas, seja em testes mesmo, é sempre muito rica. Essa metodologia especialmente conta com a participação de um analista de sistemas (neste caso, do próprio cliente) e, distante de interfaces ou computadores, mostra procedimentos que estão na cabeça dos participantes e desejos que a tecnologia tenta atender. Descobrem-se coisas surpreendentes!

E não apenas associados à navegação ou uso do sistema. No caso deste cliente descobrimos por exemplo que para algumas tarefas solicitadas, alguns usuários sequer entrariam no site para resolvê-las. Achavam bem mais fácil – e provável – resolver por telefone. Em outras tarefas os usuários não sabiam que a instituição prestava aquele tipo de serviço.

Esse resultado nos levou a outros questionamentos: estratégicos na verdade!

Algumas empresas subutilizam seus sites, é verdade. Mas outras oferecem serviços e não os divulga! Acredita, como foi o caso, que são situações óbvias e não são!

De fato o sistema precisa estar redondo, funcionando muito bem para atender perfeitamente às necessidades de quem o utiliza. Mas se essas pessoas não souberem que podem resolver seus problemas no site, de nada adianta. Continuará sendo necessário um call center.

É realmente importante junto com a estratégia de desenvolvimento ou redesign de um site estejam previstas ações de comunicação “push”, quero dizer, “empurradas” para os usuários, comunicando essas “novidades” ou esses processos no veículo web. Não adianta deixa-las lá paradinhas aguardando que o seu público descubra porque provavelmente ele não vai descobrir.

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