Focar ou não focar?

Lendo a biografia do Steve Jobs (A cabeça de Steve Jobs, Kahney, Leander / AGIR) descobri que ele é contra a Focus Group. Afirma, com razão, que as pessoas não podem saber o que querem se estivermos tratando de algo inovador.

Certamente se fossemos perguntar as pessoas “o que elas achariam” de um walkman ou um iPod os resultados não seriam positivos. Mas a tal simplicidade que Jobs busca incessantemente em seus produtos não seria premissa se não vivêssemos num mundo cercado de artefatos tecnológicos complicados de entender, com milhões de funções que para a grande parte das pessoas não servem pra nada.

De onde ele tirou esse foco?

Não ouso supor que Jobs (nem mesmo o autor do livro, Leander) não sabem as regras do método. Acredito que se busque ali mais a retórica, o exagero para se exacerbar a personalidade do biografado.

Focus Group (ou Grupo de Foco) é uma metodologia para se obter resultados qualitativos a respeito de dada informação. Ao invés de prover respostas quantitativas para uma pergunta específica a uma amostra grande de um dado universo, os participantes de um Focus Group possibilitam um fluxo entre a interação e a participação, com relação a um único, ou conjunto de tópicos que serão o cerne da discussão do grupo em questão.

Busca-se com isso, que os pesquisadores capturem comentários subjetivos dos participantes, avaliando suas considerações, assim como suas percepções, sentimentos, atitudes e motivações. Dessa forma estão fora perguntas precisas, específicas, como a do exemplo – o que você acharia de um dispositivo pequeno, portátil, com toca-fita e rádio para ouvir apenas com um fone de ouvido?

O que se busca com um Focus Group é perceber desejos subjetivos, problemas e soluções para alguma questão. As perguntas devem ser abertas e deixar que as pessoas discutam. A idéia é capturar essas informações, analisá-las e transformá-las num relatório de recomendações para então, em tópicos, discutir com a equipe e investidores o que pode ou não ser feito para se atingir essas expectativas e desejos do público.

É de extrema valia principalmente quando se trata de um produto ou serviço inovador. Por mais diferente e extraordinário que pareça, um Focus Group assegura que os investimentos sejam feitos no lugar certo e até que se deixe um ou outro ponto de lado já que o público não os valorizou ou até desaconselhou. E por mais brilhante que seja a equipe, um Focus Group muitas vezes aponta soluções que ninguém havia pensado antes.

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